Nº 29 – setembro 2016 – Outubro – mês internacional das bibliotecas escolares

 

 

A Biblioteca Escolar Centro de Recursos Educativos (BECRE), vai levar acabo algumas iniciativas no âmbito do mês internacional das bibliotecas escolares para as quais convida todos os professores e alunos a participarem. Nesse sentido sublinham-se:

Formação de utilizadores:

Objetivo

Sensibilizar os novos alunos (CEF,  1ºanos dos cursos profissionais e 10º anos) para a utilização da biblioteca escolar nomeadamente sobre os serviços e procedimentos associados. Os diretores de turma podem solicitar a marcação da referida formação junto do professor bibliotecário António Padeira através do email: biblioteca.essje@gmail.com

Projeto de Leitura:

Objetivo

Promover o gosto pela leitura em articulação com a área disciplinar de Português nomeadamente no âmbito de Projetos de Leitura previsto no respetivo programa. A sua concretização poderá passar pela disponibilização das obras existentes no catálogo  e pela organização de momentos de leitura no espaço da biblioteca escolar.

Concurso de Ideias:

O Concurso de Ideias “Aprende a descodificar o teu mundo” é a iniciativa com que a Rede de Bibliotecas Escolares comemora, em 2016, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, promovido anualmente pela IASL (International Association of School Librarianship)

Objetivo

O objetivo principal do concurso consiste em envolver os alunos no dia-a-dia da biblioteca da sua escola. Ao implicar os alunos nesta iniciativa, pretende-se também promover a criatividade e o trabalho colaborativo e fomentar a prática de novas formas de aprendizagem

Público-alvo

3.1. O Concurso de Ideias “Aprende a descodificar o teu mundo” dirige-se a todas as crianças e jovens de todos os níveis de ensino que frequentam um agrupamento/ escola não agrupada, cuja(s) biblioteca(s) integre(m) a Rede de Bibliotecas Escolares.

Submissão da ideia
A ideia deve ser enviada para a RBE [concurso.ideias@rbe20anos.pt] até
ao dia 31 de outubro

Atribuição de prémio
À ideia vencedora será atribuído um prémio pecuniário no valor de
1.500,00€. Esta verba deve ser aplicada na biblioteca, no desenvolvimento da
ideia inovadora.
Cada elemento da equipa recebe também um prémio individual (um
tablet).

(informação completa)

 

Anúncios