N.º 43 – outubro 2018 – Concursos

13aedCNL

REGULAMENTO

A 13.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 3 de outubro de 2018, data oficial de abertura, e o dia 25 de maio de 2019, dia da grande final, em Braga.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário. (mais)

Media@ção 2019

INFORMAÇÃO

Num contexto global de fechamento ao Outro que se manifesta no terrorismo internacional, no fenómeno dos refugiados, no exacerbar de alguns nacionalismos e em muito discurso de intolerância que circula nas redes sociais, o concurso Media@ção 2019 tem por objeto a relação Media, democracia e tolerância.

O tema é comum a ambas as categorias de trabalhos – 1.º/ 2.º ciclos e 3.º ciclo/ secundário – e passível de ser abordado sob múltiplas perspetivas. Não obstante essa liberdade, sugerimos estas três possibilidades de abordagem:

• Como prevenir o discurso do ódio?
• Como promover a tolerância nos media?
• Como usar os media para o exercício da cidadania?

Os trabalhos a concurso, a enviar até ao dia 15 de março de 2019, deverão ser submetidos, obrigatoriamente, através do formulário.

Está prevista a realização de um conjunto de sessões de apoio técnico ao concurso para professores orientadores dos trabalhos (ver ofício). As inscrições abrirão no início de novembro 2018. Para qualquer informação adicional à que consta nos documentos abaixo disponibilizados, usar o endereço: media@mail-rbe.org.

 

 

NOTA IMPORTANTE: As inscrições nos concursos antes de serem submetidas devem ser comunicadas ao professor bibliotecário António Padeira


 

 

projeto Ler+ Espaço destina-se aos alunos dos ensinos básico e secundário, da rede escolar pública, e resulta de uma parceria estabelecida entre o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Tendo como contexto o Universo, o projeto Ler+ Espaço desafia as escolas a desenvolver estratégias de leitura de natureza científica e literária, tendo por base a pesquisa em livros e a sua transposição para formatos tridimensionais e para textos escritos.

Os agrupamentos de escolas / escolas não agrupadas deverão preencher, durante o mês de outubro, o formulário de candidatura, no SIPNL. O formulário mantém-se aberto e em preenchimento até março de 2019, mês em que será submetido.

Esclarecimentos adicionais poderão ser solicitados, por correio eletrónico, para cristina.sarmento@pnl2027.gov.pt. (deverá colocar no assunto: Ler+Espaço).

Cumprimentos,

Teresa Calçada

(Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027)

 


NOTA IMPORTANTE: As inscrições nos concursos antes de serem submetidas devem ser comunicadas ao professor bibliotecário António Padeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s