N.º 43 – outubro 2018 – Concursos

13aedCNL

REGULAMENTO

A 13.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 3 de outubro de 2018, data oficial de abertura, e o dia 25 de maio de 2019, dia da grande final, em Braga.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário. (mais)

Media@ção 2019

INFORMAÇÃO

Num contexto global de fechamento ao Outro que se manifesta no terrorismo internacional, no fenómeno dos refugiados, no exacerbar de alguns nacionalismos e em muito discurso de intolerância que circula nas redes sociais, o concurso Media@ção 2019 tem por objeto a relação Media, democracia e tolerância.

O tema é comum a ambas as categorias de trabalhos – 1.º/ 2.º ciclos e 3.º ciclo/ secundário – e passível de ser abordado sob múltiplas perspetivas. Não obstante essa liberdade, sugerimos estas três possibilidades de abordagem:

• Como prevenir o discurso do ódio?
• Como promover a tolerância nos media?
• Como usar os media para o exercício da cidadania?

Os trabalhos a concurso, a enviar até ao dia 15 de março de 2019, deverão ser submetidos, obrigatoriamente, através do formulário.

Está prevista a realização de um conjunto de sessões de apoio técnico ao concurso para professores orientadores dos trabalhos (ver ofício). As inscrições abrirão no início de novembro 2018. Para qualquer informação adicional à que consta nos documentos abaixo disponibilizados, usar o endereço: media@mail-rbe.org.

 

 

NOTA IMPORTANTE: As inscrições nos concursos antes de serem submetidas devem ser comunicadas ao professor bibliotecário António Padeira


 

 

projeto Ler+ Espaço destina-se aos alunos dos ensinos básico e secundário, da rede escolar pública, e resulta de uma parceria estabelecida entre o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Tendo como contexto o Universo, o projeto Ler+ Espaço desafia as escolas a desenvolver estratégias de leitura de natureza científica e literária, tendo por base a pesquisa em livros e a sua transposição para formatos tridimensionais e para textos escritos.

Os agrupamentos de escolas / escolas não agrupadas deverão preencher, durante o mês de outubro, o formulário de candidatura, no SIPNL. O formulário mantém-se aberto e em preenchimento até março de 2019, mês em que será submetido.

Esclarecimentos adicionais poderão ser solicitados, por correio eletrónico, para cristina.sarmento@pnl2027.gov.pt. (deverá colocar no assunto: Ler+Espaço).

Cumprimentos,

Teresa Calçada

(Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027)

 


NOTA IMPORTANTE: As inscrições nos concursos antes de serem submetidas devem ser comunicadas ao professor bibliotecário António Padeira

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s