NEWSLETTER Nº 34– abril 2017 – Avaliação da Biblioteca Escolar

A avaliação da biblioteca escolar é da responsabilidade do professor bibliotecário, com a coordenação da direção e a participação e envolvimento da comunidade educativa. É um processo de aferição do cumprimento dos objetivos e das atividades desenvolvidas pela biblioteca, com vista a conhecer os impactos da biblioteca na escola e nas aprendizagens.

Metodologia de operacionalização

Na consulta através da aplicação dos questionários disponibilizados pelo modelo de avaliação, a amostra deve ser representativa, abrangendo a diversidade de género, ciclos e áreas curriculares dos alunos e os diferentes departamentos e áreas disciplinares, no caso dos professores.

Os membros da comunidade educativa identificados no Alvo da recolha, receberão na sua caixa de correio eletrónico (e-mail) uma ligação para o curto questionário que depois de preenchido online deve ser enviado.

A análise e interpretação da informação recolhida são fundamentais para a caracterização e compreensão das situações documentadas relativas ao trabalho da biblioteca escolar e para a definição das melhorias a introduzir.

Alvo da recolha

  • Docentes: todos os docentes servidos pela biblioteca escolar;
  • Alunos: 10% ou mais do número total de alunos servidos pela biblioteca escolar (em escolas de menor dimensão, a amostra deve ter, pelo menos, um mínimo de 60 alunos);
  • Pais/ EE: 10% ou mais, refletindo a diversidade da amostra constituída para os alunos (esta consulta apenas se aplica em estabelecimentos da Educação Pré‑escolar e escolas dos 1º e 2º ciclos, sendo facultativa no 3º Ciclo do Ensino Básico).

Todas as questões relativas ao processo de preenchimento dos questionários devem ser colocados aos respetivos professores bibliotecários, António Padeira e Teresa Valente.

©BECREPAA

Anúncios