
No âmbito do projeto MIND (Migrações. Interligação. Desenvolvimento), a Cáritas Portuguesa apresenta a Exposição Itinerante “Migrações e Desenvolvimento”, com o objetivo de desafiar o público mais jovem a refletir sobre o fenómeno das Migrações e a sua relação com o Desenvolvimento Humano Integral.
Esta iniciativa conta com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações, da Obra Católica Portuguesa de Migrações e da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, e poderá ser utilizada por todas as entidades que pretendam trabalhar e promover este tema junto dos mais jovens.
Objetivos da exposição:
Partindo dos três pilares em que o projeto está assente e que sustentam a interligação entre Migrações e Desenvolvimento, iremos refletir sobre:
- Causas na origem das migrações forçadas;
- Sociedades de acolhimento;
- Contribuição dos migrantes/refugiados enquanto atores para o desenvolvimento dos países de origem, trânsito e destino.
Queremos com esta Exposição Itinerante:
- Sensibilizar e informar sobre as dinâmicas migratórias;
- Incentivar a um papel mais ativo na construção de narrativas, atitudes e opinião pública mais informada, positivas e solidárias em relação a migrantes e refugiados;
- Promover a cultura do encontro e o respeito pelos direitos humanos.
Materiais para jovens: