Dia Internacional da Mulher

Porquê esta data?
Neste dia, no ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica para reivindicar a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica, onde se declarou um incêndio.Cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
mulheresEm 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido homenagear aquelas mulheres, proclamando o dia 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”. De então para cá o movimento a favor da defesa dos Direitos da Mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo. A violência contra a mulher é qualquer conduta – acção ou omissão – de discriminação, agressão ou coerção que cause dano, morte, constrangimento, limitação e sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou económico ou perda patrimonial.
Essa violência pode acontecer tanto em espaços públicos como privados, e:
Δ∆ Nasce das relações de força desiguais entre mulheres e homens, conduzindo a uma discriminação grave contra o sexo feminino, tanto na sociedade como na família;
Δ∆ Viola os direitos da pessoa humana e as suas liberdades fundamentais, impedindo-a de os exercer parcial ou totalmente;
Δ∆ Atenta contra a sua integridade física, psíquica e/ou sexual.
Em 1993, na Conferência Mundial sobre os Direitos Humanos em Viena (Áustria), a comunidade internacional reconheceu a violência contra as Mulheres como uma violação grave dos Direitos Humanos e também uma forma de discriminação.

Alguns recursos sobre o tema:

Os Doze Direitos da Mulher Segundo a ONU…

Consultar a página das Nações Unidas relativa ao Dia Internacional da Mulher

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s