50º aniversário Escola Secundária de S. João do Estoril

Notícia (23-08-2018)

Comemorações do 50º aniversário

da Escola Secundária de S. João do Estoril/Liceu de S. João

No próximo mês de outubro comemora-se o 50º aniversário da Escola Secundária de S. João do Estoril, também conhecida por Liceu de S. João.
A nossa escola, inicialmente designada por Liceu Nacional de Cascais, foi inaugurada em 1968 e, desde essa data, tem sido uma referência do concelho na área da Educação. Por ela, têm passado muitas gerações de estudantes, cujos percursos profissionais contribuíram para o crescimento e o desenvolvimento do concelho e do país.
O labor, desenvolvido pelas várias gerações de professores, alunos e funcionários tem granjeado o reconhecimento e o respeito das famílias do nosso concelho, incitando a que, todos os anos, estas procurem um lugar para os seus filhos na Escola Secundária de S. João do Estoril.
Como consequência do trabalho desenvolvido, os nossos resultados académicos têm-nos colocado no topo das escolas do concelho de Cascais e dos concelhos limítrofes.
É com respeito pelo passado, crença no presente e esperança no futuro que trabalhamos, todos os dias, no sentido de melhorar, de crescer e, desse modo, responder às expectativas de todos os que confiam em nós.
Vamos aproveitar a comemoração do 50º aniversário para homenagear os atuais e antigos alunos, professores e funcionários que com o seu trabalho e dedicação têm prestigiado a nossa escola.
As comemorações decorrerão entre o dia 1 e o dia 18 de outubro de 2018 de acordo com o programa (provisório) que se encontra disponível na página do agrupamento de que a Escola Secundária de S. João do Estoril é sede.
Contamos com todos os que queiram participar neste evento, certos de que ele constituirá um momento importante de afirmação e de vitalidade de uma instituição que, 50 anos depois, continua a ser uma referência no concelho.
Este será também um momento de encontros e reencontros entre aqueles que um dia se cruzaram na nossa escola e que ao longo das últimas décadas não tiveram oportunidade de se reencontrar, de conviver ou de partilhar vivências.
Do programa das comemorações fazem parte, além das sessões solenes de abertura (1 de outubro) e de encerramento (18 de outubro), um almoço comemorativo (13 de outubro), o lançamento do livro, “50 anos, 50 histórias”, evocativo da efeméride (13 de outubro), um espetáculo de música e dança (13 de outubro), uma tertúlia subordinada ao tema “antigos alunos – histórias e estórias” (12 outubro) e atividades desportivas (6 e 8 de outubro). Durante o período das comemorações estarão patentes várias exposições.
Convido-vos a participar nestas comemorações pois elas são uma oportunidade única para rever a escola, os colegas, os amigos e os momentos que (em alguns casos) marcaram para sempre a vida de muitos dos que passaram “por esta casa” nos últimos 50 anos.
Cá estaremos para vos receber.

S. João do Estoril, 22 de Agosto de 2018

O Diretor
José Loureiro

 

Programa das comemorações do 50º aniversário

50 anos a construir rumos”

50 anos

1 de outubro de 2018 (2ª feira) – Cerimónia de abertura

A cerimónia de abertura terá lugar no auditório da Escola Secundária de S. João do Estoril pelas 18:30 horas. Esta cerimónia contará com a presença de Sua Excelência o Sr. Ministro da Educação (sujeito a confirmação), Sua Exa. o Sr. Secretário de Estado da Educação (sujeito a confirmação), Sua Excelência o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Sua Excelência o Sr. Vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais e Sua Excelência o Sr. Presidente da Junta de Freguesia Cascais-Estoril.

Nota: Sujeito a convites. Devido à capacidade da sala os interessados deverão levantar os convites que se encontram disponíveis no gabinete da direção.

8 de outubro de 2018 (2ª feira) – Atividades desportivas

Neste dia, de manhã, terá lugar um Torneio de Ténis que se realizará no Clube de Ténis do Estoril, sendo as inscrições livres e destinadas a alunos e ex-alunos da ESSJE (sujeito a confirmação)

12 de outubro de 2018 (6ª feira) – Atividades desportivas

Durante a manhã deste dia (entre as 9:00h e as 13:00h) terá lugar um Torneio de Ténis de Mesa de singulares e outro de pares. As inscrições são livres e estão abertas a antigos e atuais professores, alunos e funcionários, bem como a pais e encarregados de educação.

12 de outubro (6ª feira) – Tertúlia “Antigos Alunos – Histórias e Estórias”

Auditório da Escola Secundária de S. João do Estoril pelas 19:00 horas com a presença do diretor, José Loureiro, como moderador.

13 de outubro de 2018 (sábado) – Almoço comemorativo do 50º aniversário da ESSJE

O almoço comemorativo do 50º aniversário da ESSJE terá lugar pelas 13:00 horas na Sala de Convívio da Escola Secundária de S. João do Estoril.

13 de outubro de 2018 (sábado) – Lançamento do livro “50 anos, 50 histórias”

Lançamento do livro comemorativo do 50º aniversário da Escola Secundária de S. João do Estoril, “50 anos, 50 histórias”. O lançamento do livro será realizado no Auditório do Centro Cultural de Cascais pelas 17:00 horas.

13 de outubro de 2018 (sábado) – Espetáculo de música e dança

O espetáculo de música e dança realizar-se-á no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e terá o seu início pelas 21:00 horas. O programa do espetáculo será disponibilizado oportunamente.

18 de outubro de 2018 (5ª feira) –  Sessão solene de encerramento 

A Sessão solene de encerramento terá lugar pelas 21:00 horas no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Esta sessão terá a presença de Sua Excelência o Sr. Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa (sujeito a confirmação), Sua Excelência o Sr. Ministro da Educação (sujeito a confirmação), Sua Exa. o Sr. Secretário de Estado da Educação (sujeito a confirmação), Sua Excelência o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Sua Excelência o Sr. Vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais e Sua Excelência o Sr. Presidente da Junta de Freguesia Cascais-Estoril.

No período compreendido entre 1 e 18 de outubro de 2018 terão lugar :

– Exposições de artes plásticas e fotografia.

– Tertúlias/conferências subordinadas a temas diversos.

S. João do Estoril, 6 de setembro de 2018

 

O Diretor do Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril

José Loureiro

 

 

Apoio: Câmara Municipal de Cascais; Junta de Freguesia de Cascais/Estoril

Anúncios