Ligação

Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental

O IELT desenvolve o projeto LITESCAPE.PT – Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental, em parceria com o IHC – Instituto de História Contemporânea (FCSH), a Fabula Urbis e a Fundação Eça de Queiroz. Este projeto está integrado na sua linha de ação Falas da Terra.

LITESCAPE.PT é um projeto de investigação interdisciplinar, com uma forte componente de divulgação e apoio à decisão. Pretende (1) ligar a literatura ao território, potenciando a recíproca valorização das obras literárias e das paisagens nelas representadas; (2) contribuir para o conhecimento do património natural e cultural, elementos-chave das identidades locais e regionais; (3) concorrer para a literacia ambiental, sobretudo no âmbito dos padrões e processos ecológicos associados às paisagens atuais; (4) ajudar a implementar a Convenção Europeia da Paisagem, nomeadamente na definição dos objetivos de qualidade paisagística a preservar e a valorizar.

LITESCAPE.PT é um projeto coletivo e cooperativo que resulta do trabalho de leitura de obras literárias de escritores dos séculos XIX e XX. Excertos selecionados são referenciados a uma unidade territorial. A unidade mínima de referenciação geográfica é o NUTIII – nível III da Nomenclatura de Unidades Territoriais, registando-se o concelho, freguesia ou local, quando possível.

Podem ser produzidos mapas a partir de obras, escritores, ou diretamente associados às paisagens literárias descritas nos excertos.

LITESCAPE.PT desenvolve-se em torno de três componentes:
Compilação: leitura de obras literárias, seleção de excertos, classificação de acordo com um conjunto de descritores geográficos e de paisagem, e registo numa base de dados partilhada por todos os membros da equipa de projeto;
Investigação: análise e crítica literária no contexto da valorização dos elementos naturais e culturais que compõem as paisagens, suportada pela compilação; integração do material literário com o de fontes documentais, cartográficas, artísticas, etc.
Divulgação: elaboração de artigos científicos, livros e textos de divulgação dos resultados produzidos; organização e participação em sessões públicas, colóquios, seminários e conferências; prevê-se a disponibilização do trabalho de compilação, através de um website interativo, baseado no mapa do território.

Ficheiros

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s